quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tumor Odontogênico Ceratocístico










O ceratocisto sempre foi tratado com um cisto odontogênico de desenvolvimento, originado a partir do epitelio odontogênico. Em 2006 na ultima revisão da literatura feita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) foi realizada uma nova classificação dos tumores odontogênicos, transferindo o ceratocisto para categoria de tumor odontogênico, e modificando sua nomenclatura para Tumor Odontogênico Ceratocístico. Essa nomenclatura foi modificada para enfatizar suas características neoplasicas. segundo Slootweg (2006) a maior característica desta entidade é a sua alta taxa de recorrência, e seu potencia intrínseco de crescimento pós incisão. Apesar de já estabelecida sua nova classificação, ainda é raro encontrar na literatura mundial grades estudos séries de casos tumor odontogênico já incluindo o Tumor Odontogênico Ceratocístico.

Relato de caso clínico:


O paciente F.A.S 60 anos leucoderma de entrada no setor de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos dos Goytacazes RJ, com um laudo histopatologico de ceratocísto Odontogênico em mandíbula já com um tratamento prévio por marsupialização sem muito sucesso e com cápsula cistica infectada. Já com todos os exames de imagem realizados foi realizado os exames pré-operátorios de rotina, e uma programação cirúrgica.

Com base na atual revisão da literatura mundial e com a alta taxa de rescidiva e levando em conta a idade do paciente, foi optado por um acesso extra oral e uma rececssão do tumor e a colocação de uma placa de reconstrução 2.4 mm loocking. e esta programado uma enxertia de arco costal em segundo tempo.