sábado, 13 de março de 2010

Cirurgia Ortognatica

Paciente T.R.P, em 2003 procurou um serviço de ortodontia para colocação de aparelho ortodontico pois não estava satisfeito com seu dentes, foi então iniciado o primeiro tratamento ortodontico. Já em 2007 o mesmo notando que não estava havendo um resultado satisfatório procurou outro serviço de Ortodontia (ABO Campos dos Goytacazes - RJ), com aproximadamente 4 anos de tratamento foi constatado que o mesmo havia tido uma grande reabsorção radicular em quase todos os dentes e algumas exodontias, não podendo mais ser realizado muita movimentação dentária, foi ai que foi solicitado a presença da Equipe de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos para uma avaliação sobre uma possível Cirurgia Ortognatica, nesta avaliação chegou-se em um consenso que a cirurgia seria a melhor opção nesta caso devido a dificuldade de movimentação dentára. O paciente foi informado do seu plano de tratamento e aceitou, foi então dado inicio a preparação ortodontica mínima para cirurgia, que foi realizada no final do ano de 2009. segue o caso abaixo.

Foto inicial do paciente em 2003
Oclusão inicial do paciente em 2003, nota-se que o paciente encontra-se em classe II subdivisão 1 e acentuada overjet e overbit.




Oclusão do paciente em 2007 após a primeira ortodontia, nota-se que foi realizada a exodontia dos elementos 14 e 24 com a tentativa de diminuir a overjet, sem sucesso.

Oclusao Pré-Operatória no dia da cirurgia, nota-se que foi diminuido es espaços entre a bateria labial superior e deixado um espaço de aproximadamente 8 mm entre o elemento 15 e o 13, para um planejamento cirurgico se segmentação da maxila e fechamento deste espaço cirurgicamante. Foi realizado todo o traçado predctivo previo, cirurgia de modelo e confecção do Splint oclusão transcirurgico.


Pciente na mesa cirurgica sob anestesia geral, pronto para a colocação dos capos e inicio da cirurgia.

Acesso Cirurgico e Osteotomia Maxilar do Tipo Lefort I já realizados.


Maxila baixada, dando inicio a osteotomia sgmentar.


Bloqueio Intermaxilar para Fixação.



Fixação Interna Rigida.



Pciente com 20 dias de pós-operatório, nota-se o fechamento do espaço dentario entre os 2° pre-molares e caninos, e a nova oclusão satisfatória para o paciente.
















quarta-feira, 10 de março de 2010

Tratamento Cirurgico de Fratura do Tipo Lefort II

Paciente Vítima de Agressão física, deu entrada no serviço de Cirurgia Buco-Maxilo -Facial da Santa Casa de Misericordia de Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro, apresentando ao exame clínico edema generalizado em face e mobilidade da Maxila, Ao exame Tomográfico apresentava fratura de Maxila do tipo Lefort II

Tc de Face com reconstrução em 3D


Duas Semanas de Trauma


Desoclusão dentária


Redução da Fratura


Fixação interna rígida com sistema 2.0mm



Sutura