sábado, 13 de março de 2010

Cirurgia Ortognatica

Paciente T.R.P, em 2003 procurou um serviço de ortodontia para colocação de aparelho ortodontico pois não estava satisfeito com seu dentes, foi então iniciado o primeiro tratamento ortodontico. Já em 2007 o mesmo notando que não estava havendo um resultado satisfatório procurou outro serviço de Ortodontia (ABO Campos dos Goytacazes - RJ), com aproximadamente 4 anos de tratamento foi constatado que o mesmo havia tido uma grande reabsorção radicular em quase todos os dentes e algumas exodontias, não podendo mais ser realizado muita movimentação dentária, foi ai que foi solicitado a presença da Equipe de Cirurgia Buco-Maxilo-Facial do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Campos para uma avaliação sobre uma possível Cirurgia Ortognatica, nesta avaliação chegou-se em um consenso que a cirurgia seria a melhor opção nesta caso devido a dificuldade de movimentação dentára. O paciente foi informado do seu plano de tratamento e aceitou, foi então dado inicio a preparação ortodontica mínima para cirurgia, que foi realizada no final do ano de 2009. segue o caso abaixo.

Foto inicial do paciente em 2003
Oclusão inicial do paciente em 2003, nota-se que o paciente encontra-se em classe II subdivisão 1 e acentuada overjet e overbit.




Oclusão do paciente em 2007 após a primeira ortodontia, nota-se que foi realizada a exodontia dos elementos 14 e 24 com a tentativa de diminuir a overjet, sem sucesso.

Oclusao Pré-Operatória no dia da cirurgia, nota-se que foi diminuido es espaços entre a bateria labial superior e deixado um espaço de aproximadamente 8 mm entre o elemento 15 e o 13, para um planejamento cirurgico se segmentação da maxila e fechamento deste espaço cirurgicamante. Foi realizado todo o traçado predctivo previo, cirurgia de modelo e confecção do Splint oclusão transcirurgico.


Pciente na mesa cirurgica sob anestesia geral, pronto para a colocação dos capos e inicio da cirurgia.

Acesso Cirurgico e Osteotomia Maxilar do Tipo Lefort I já realizados.


Maxila baixada, dando inicio a osteotomia sgmentar.


Bloqueio Intermaxilar para Fixação.



Fixação Interna Rigida.



Pciente com 20 dias de pós-operatório, nota-se o fechamento do espaço dentario entre os 2° pre-molares e caninos, e a nova oclusão satisfatória para o paciente.
















2 comentários:

  1. Minha esposa vai fazer essa cirurgia em breve e estamos super felizes de poder saber que é bem segura esse tipo de procedimento.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se é possível conseguir esta cirurgia gratuitamente na Santa Casa, se não. Qual seria o preço?

    ResponderExcluir